27 de dez. de 2014

Cronograma Capilar: O que é? Pra que serve? Como Funciona? Vale a pena?

Olá pessoal tudo bem com vocês?

Hoje venho falar pra vocês de uma coisa que acredito que todas vocês já tenham ouvido falar, umas já até seguem, mais que muitas pessoas (inclusive as moças que trabalham nas perfumarias) ainda não conhecem que é o Cronograma Capilar.

Cronograma Capilar é uma agenda de cuidados que você vai ter com seu cabelo, para recupera-los dos danos que nossos fios são expostos todos os dias como a poluição, água quente, exposição ao sol e por ai vai e com isso mante-los sempre hidratados, nutridos e reconstruídos.

Imagem: Pinterest



Etapas e seus benefícios:

Hidratação: cuida da reposição hídrica dos fios, ai você vai me perguntar, mais Kelly o que é reposição hídrica? É a reposição de água nos nossos cabelos, deixando-os mais brilhosos. Os principais ingredientes que fazem de uma máscara hidratante são glicerina, extratos de plantas, colágeno, elastina, pantenol, Aloe Vera, vitaminas, mel, geleia real, extrato de algas entre outros.

Nutrição: é a reposição lipídica é como alimentar nossos fios, deixando-os com menos frizz, pontas duplas e devolve saúde aos fios depois de tratamentos químicos, os principais ativos são: manteigas, óleos, silicones nobres, ceramidas, entre outros. Nessa etapa é recomendado também fazer a Umectação capilar. Uma boa nutrição pode resultar na reparação de danos nas cutículas do cabelo e fios mais estruturados e emolientes.

Reconstrução: reposição proteica, ele ajuda na restauração dos fios repondo a massa capilar que geralmente é perdida quando fazemos algum tratamento químico muito agressivo, como a descoloração por exemplo. Para essa etapa prefira as máscaras que tenham ingredientes que terminam e "ina", queratina (a principal delas), sericina, lanolina, cisteína, arginina, colágeno e aminoácidos do trigo também são muito bem vindos, esses ingredientes promovem força e fios mais encorpados em sua textura normal.

Imagem: Acervo pessoal

Eu já tinha visto alguns cronogramas capilares na internet, mais só depois que comecei a fazer as mudanças no meu cabelo me interessei realmente em fazer e posso afirmar pra vocês que realmente o negócio funciona.

Antes de tudo você tem que saber de que tipo de tratamento o seu cabelo mais precisa, para assim que começar a fazer não achar que não funciona, no meu caso quando comecei meu cabelo estava um pouco elástico por conta de descoloração e nessa fase não podemos fazer hidratação, temos que investir em nutrição e reconstrução, então entenda a estrutura do seu fio para investir no tratamento correto e depois vá intercalando os outros tratamentos.

A maioria dos cronogramas que eu vi, são para pessoas que lavam o cabelo três vezes na semana, eu por conta da faculdade e da preguiça também, confesso que só lavo meu cabelo duas vezes na semana, quando fui comprar ampolinhas  ganhei uma revistinha que tem a explicação de como funciona e as tabelas explicando como fazer o cronograma para quem lava o cabelo três, duas e ainda para as pessoas que tem o cabelo seco que não tem necessidade de lavar essa quantidade de vezes ou que só tem tempo de cuidar do cabelo uma vez na semana.

 Todos podem fazer o Cronograma se adaptando de acordo, com suas necessidades e tempo, para facilitar,vou deixar  abaixo as tabelinhas pra que você possa seguir de acordo com o que vocês precisam como eu fiz.

Cronograma Capilar  Básico para quem lava o cabelo três vezes na semana


Sábado
Segunda
Quarta
1° Semana
Hidratar
Hidratar
Nutrir
2° Semana
Hidratar
Hidratar
Nutrir
3° Semana
Hidratar
Hidratar
Nutrir
4° Semana
Nutrir
Nutrir
Reconstruir

Cronograma Capilar  Básico para quem lava o cabelo duas vezes na semana


Sábado
Quarta
1° Semana
Hidratar
Nutrir
2° Semana
Hidratar
Nutrir
3° Semana
Hidratar
Nutrir
4° Semana
Nutrir
Reconstruir

Cronograma Capilar  Básico para quem lava o cabelo uma vez na semana


Sábado- dia da Beleza
1° Semana
Hidratação + Nutrição
2° Semana
Hidratação
3° Semana
Hidratação + Nutrição
4° Semana
Reconstrução

Como comentei com vocês sigo a segunda tabelinha e depois que deixei meu cabelo com a estrutura normal novamente estou seguindo exatamente dessa forma, hidratando e nutrindo por três semanas e na quarta semana faço a nutrição e reconstrução e meu cabelo melhorou muito e acho que vale a pena tentar.

Além de usar os cremes indicados para cada etapa que vendem em perfumarias, eu também costumo fazer algumas receitas caseiras que testei e realmente deram certo pelo menos pra mim e vou postar pra vocês mais pra frente, pra que vocês possam dar um up grade no cronograma de vocês.

Espero que vocês tenham gostado e que eu tenha ajudado de alguma forma.

Beijos e até o próximo post.




Comente com o Facebook:

2 comentários :

  1. Tenho que fazer um cronograma pra mim
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, faz sim, acho que você vai sentir toda diferença. Depois me conta o que achou.

      Beijos

      Excluir

Obrigada por passar por aqui, seu comentário é muito importante pra nós.

Volte Sempre.

Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

©